segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mina de Bom Sucesso




Postei novamente esse item de discussão porque o assunto frutificou na comunidade escolar, dada a sua importância para todos nós. O GDP, acolhendo a uma necessidade manifestada pelos alunos de mais informações sobre o assunto, fez uma visita à Serra de Bom Sucesso com a turma 201 e profissionais do Projeto Maria de Barro. Confira a relato da visita no site do Maria de Barro (projetomariadebarro.org.br). Tivemos posteriormente um encontro com o pessoal da MMX, firma que detém o direito exploratório do minério da Serra. Você saberá mais sobre o assunto em um jornal da escola, realizado pelo GDP, que será publicado em breve. Mas a discussão continua... Deixem suas opiniões nos comentários!


Post do dia 8 de setembro de 2008
As sextas séries A, B e C estão reunindo informações sobre a exploração de minério de ferro na Serra de Bom Sucesso pela empresa MMX. Sem dúvida será um fato que modificará a vida em nossa cidade. Se vocês têm informações sobre o assunto, contribuam postando-as em comentários ou enviando por e-mail. Se quiserem podem me entregar na sala de aula. Dêem também sua opinião: O que mudará? Será bom? Será ruim? Quando começará a exploração? Lembrem-se: pesquisem! Ouçam as pessoas, consultem a internet e outras mídias.

Que efeitos a mineração levou para as localidades onde foi feita? Qual a opinião da população desses locais? Quais os efeitos ambientais provocados pela exploração mineral? Qual o impacto sobre a economia e a realidade social das cidades? Há algo a temer? O quê?

A discussão está aberta e são muitas perguntas. Inclusive façam outras. Conversem com seus professores de outras matérias, eles poderão dar contribuições valiosas.

22 comentários:

Anônimo disse...

Com a chegada da MMX em Bom Sucesso será bom e ruim.
Bom:poderá ter melhor qualidade de vida,saúde,terá mais empregos,comércios,Bom Sucesso ficará mais conhecida e talvez poderá ter certas vantagens,terá oportunidades de conhecer pessoas e poderá ter mais habitantes .Agora no ponto ruim a cidade terá mais assaltos,prejudicará o meio ambiente e os donos de certas propriedades rurais perderá as suas terras para a retirada do minério.
Acho que a MMX deverá tambem fazer projetos que nao prejudique o meio ambiente com a retirada do minerio e talvez juntarem com a prefeitura para fazer projetos para melhorar a cidade.

Unknown disse...

A vinda da mineradora MMX para Bom Sucesso trara pontos positivos como por exemplo:
o crescimento no nºde habitantes
o crescimento da cidade
o comercio ira vender mais dentre outros
e pontos negativos:
poluiçao
desmatamento
falta de segurança
perda da liberdade etc!!

Mas acho que a mineradora deve fazer projetos para nao prujudicar o meio ambiente o maximo que puder
e fazer projetos para melhor desnvolvimento da cidade

Unknown disse...

A mineração em Bom Sucesso será feita pela mineradora MMX,que pretende explorar em toda parte da cidade.
Bom Sucesso é um município pequeno,com seus apenas 17 mil habitantes tende a crescer.
Começando suas obras em 2010 a mineradora pretende trazer mais de 2 mil pessoas para trabalhar na exploração.
Mais o que devemos saber é que não irá só aumentar o número de habitantes,mais também a educação,a saúde e o comércio tendem a melhorar,pois qunto mais gente maior as necessidades.
Os adolescentes estão adorando essa essa idéia,pois muitos empregos surgirão.Já para as pessoas que preferem uma vida mais calma,sem muita movimentação,essa não é uma boa idéia.
Por outro lado,essa exploração terá pontos negativos.
O problema ecológico,a falta de segurança e a perda da liberdade que antes podia-se notar são alguns desses fatores.
Mais todos nós,habitantes de Bom Sucesso,esperamos que essa mineradora venha para o nosso município com as melhores intenções e não somente como exploradora.

João Lucas Rodarte disse...

eu queria saber se o governo atual da cidade e os candidatos ao governo saõ a favor ou contra a mineração e conhecem os pontos positivos e negativos

direçãoaçãoeinteraçao disse...

Parabenizamos pelo artigo e sugerimos que visitem o site abaixo que trata do assunto.
http://www.webartigos.com/articles/7774/1/impactos-ambientais-causados-pela-mineracao/pagina1.html

Eduardo e Patrícia

Anônimo disse...

Vocês viram no jornal "União dos Municípios" que a empresa MMX parabenizou Bom Sucesso com os dizeres: "A MMX, empresa do
Grupo EBX, parabeniza Bom Sucesso, que completa , agora, mais um ano de história. A cada dia você vai conhecer um pouco mais de nossa empresa e de nossas propostas para essa cidade hospitaleira. Verá, que, onde quer que esteja, a MMX trabalha pelo desenvolvimento de maneira responsável. A MMX chega multiplicando o desenvolvimento com sustentabilidade."
O que é desenvolvimento sustentável?

infolinguagem disse...

Desenvolvimento sustentável é a combinação do desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e ainda a proteção às pessoas, tendo como objetivo, inclusive, acabar com a pobreza no mundo.Sugerimos consultar o site http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html

Professores de História do Benjamim e participantes do GDP Informar disse...

Com a vinda da mineração para Bom Sucesso o poder público municipal e outros orgãos competentes já deveriam iniciar estudos para analisar os impactos desta atividade para o município.
A cidade terá que ter sua infra-estrutura aperfeiçoada (hospital, estradas, escolas, policiamento,etc).
Todos temos que ficar atentos para que os possíveis benefícios não se transformem em "dor de cabeça".
José Carlos e Paulo Henrique

Anônimo disse...

A MMX vai explorar minério de ferro. O que se faz com esse minério. Outra coisa, a cidade pode impedir a mineração?

Artur disse...

Do minério de ferro se extrai o ferro. Esse ferro pode ser o ferro forjado (usado na criação de ferramentas) ou o ferro-gusa (usado na fabricação do aço).

O ferro-gusa é muito importante pois é a matéria-prima do aço. O aço tem papel fundamental e é usado nas mais diversas áreas:
- nas utilidades domésticas e ferramentas (hospitais, laboratórios, empresas em geral e nas casas das pessoas);
- nos transportes (carros, caminhões, ônibus, trens, metrôs, navios, bicicletas e motocicletas);
- na construção civil (pontes, casas, prédios, estruturas metálicas, etc.);
- em embalagens e recipientes (tampas para garrafas, latas de alimentos, etc.);
- na energia (hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, etc.);
- na agricultura (arados, ceifadeiras, colhetadeiras, silos, etc.);
- nos bens de capital (quando dá forma a máquinas que servirão para fazer produtos necessários ao bem-estar da população.)

Ou seja, o aço, e por consequência o minério de ferro, são imprescindíveis para o mundo moderno.

Em relação à cidade não permitir a mineração, isso não é possível. O subsolo pertence à União (Governo Federal) e é ela quem determina as áreas de concessão para exploração. O município não interfere nesse processo. Penso que cabe à cidade procurar entrar em sintonia com as empresas exploradoras para que a mineração possa ser uma atividade benéfica e geradora de desenvolvimento para o município.

Anônimo disse...

VOCÊS SABIAM?

FIZEMOS UM TRABALHO SOBRE A MINERAÇÃO NA SERRA DE BOM SUCESSO E ENTREVISTAMOS O LUIS FERNANDO , DONO DE UMA FAZENDA PERTO DA ÁREA DA FUTURA MINERAÇAO. ELE NOS FALOU QUE JÁ HOUVE UMA PEQUENA MINERAÇAO LÁ. INCLUSIVE VISUALIZAMOS UMA ÁREA DE TERRENO MAIS ESCURA, ONDE A TERRA FOI REVOLVIDA.
SOMOS UM GRUPO DE ALUNAS DA 5.ª SÉRIE A DA E.E.B.G.
LARISSA

Anônimo disse...

A MINERAÇAO NA SERRA VAI TRAZER COISAS BOAS E COISAS RUINS ,MAS SERA Q A CIDADE TEM CONDIÇOES PARA ISSO?

EDUCAÇÂO FISICA E SAUDE disse...

Entren nessa link que esta relacionados a valores pagos pela MMX!
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/07/01/mmx_adquire_direito_minerario_da_mina_de_bom_sucesso_por_us_193_3_milhoes-547055694.asp

Unknown disse...

Esta historia da mineraçao é bastante complicada.Muitas pessoas acham que vai ser bom para a cidade,que vai aumentar o emprego,aumento da populaçao Etc....
Mas tbm temos que ver que além disso as familias vão perder suas terras(bens que são passados de geraçao a geraçao)e é mto dificil pra eles aceitarem! Também tem a questão da natureza,com a mineraçao a cidade vai ficar + poluida... e outra é que vai ter que reforçar a segurança na cidade,pois vai vim pessoas da propria firma trabalhar na mineraão e morar em Bom Sucesso com isso a cidade vai ficar + movimentada e + perigosa tbm!!!Fiquem atentos!!!
Bjussss

Anônimo disse...

Gostaria muito de parabenizar vcs pelo jornal,ficou muito bom,o Matheus chegou da
escola animado me mostrando o jornal e falando sobre tudo que a escola está conseguindo,fiquei contente está tendo interesse,que bom.Abraços a vcs todos.

Anônimo disse...

Muito bom! Muito bom mesmo!
Evolução! Progresso! Emprego! Tudo de bom! Como diria Ladir: "Mineração é mara!"
Coisa nenhuma!
Acordem!
Igarapé também foi palco de uma mineração, e vejam o que a cidade é hoje, (que me desculpem os moradores de lá, mas em vista do que era antes e do que é hoje!) nada. A cidade melhorou simplesmente em nada!
Essa história de desenvolvimento sustentável é conversa pra boi dormir... Como é possível explorar o meio ambente sem danificá-lo?
Como é possível aparecer 2.000 trabalhadores ávidos por dinheiro numa cidade de 17.000 habitantes sem desordenar, aumentar a criminalidade e a insegurança da população local?
Havemos de concordar que nos últimos anos já não tem estado lá essas coisas... Acontecem uns fatos de que até Deus tem duvidado! Agora imaginem com a chegada de 2.000 peões?! Pergunte se a tal da MMX tem algum plano para treinar mão-de-obra local e utilizá-la na empreitada?

Hammmmm ficou confuso né?
Éstão vendo como esse negócio é bom só pra eles?
O bom investimento é só deles, a segurança é só deles, o progresso também, e o lucro, e as vantagens, e todo o pacote que vem com a transação!
Agora, nós não podemos fazer nada. A cidade não pode fazer nada!
Então, já que a vaca joi pro brejo mesmo, ao menos demostrem que estão insatisfeitos e parem de esconder o sol com a peneira dizendo: "Nossa, mas teremos pontos positivos com a chegada da MMX!", vantagens X desvantagens, estamos perdendo, perdendo a liberdade, a tranquilidade, a nossa tradicional bucólica cidade!
Mas... bola pra frente, fazer o que né?

Nélio Motta disse...

Feliz da cidade que tem uma empresa do porte da MMX em seu município. Fiz parte do quadro de colaboradores da mesma na Bolúvia e em Corumbá-MS. Td de bom que uma grande empresa pode oferecer ao munícipio e aos seus colaboradores, a MMX também tem a oferecer. Não é atoa que uma grande mineradora do país hoje. Sua preocupação com a sustentabilidade é algo relevante. Nada melhor do que o futuro para vivenciarmos isto sobre uma aspecto geral.

G_Mata disse...

Só para esclarecer a alguns que postaram aqui no blog, família nenhuma vai perder terras.

Para minerar a MMX precisa comprar as terras onde teve a lavra autorizada.

Minas Gerais disse...

O que mais preocupa é a questão ambiental, mas a MMX se preocupa muito com a sustentabilidade.
O desenvolvimento da nossa querida cidade, como muitos pensam não depende do poder municipal, mas sim do desenvolvimento industrial e comercial, e esse empreendimento de extração de minério é uma grande oportunidade.
Se a gente parar para pensar, a gente percebe que nossa querida Bom Sucesso é uma cidade abençoada pelos dons da natureza.

Dulcinéa disse...

Natural de Bom Sucesso, embora morando em Varginha há 37 anos, quero meter minha colher nesse angu.
Nunca perdi o contato com minhas raízes, pois minha família (tios, primos e uma irmã) moram na cidade.
A Serra de Ibituruna, _me parece que o nome é este, e não Serra de Bom Sucesso, como li em algum comentário, encheu as minhas retinas desde criança.
Quando estou chegando em Bom Sucesso, na estrada ainda, percebendo os contornos da Serra de Ibituruna, já me sinto em casa.
Há dois anos, fico sabendo que vão explorar as nossas riquezas.
O que é isso, gente?! Já viram algum explorador fazer bem para o lugar? Só se for de mentirinha.
Prestem atenção, além de acabar com a bela paisagem da serra, causarão um impacto ambiental. Preparem-se. Levarão nosso _ferro, urânio, ou o quê?_. Já disseram o que tem na serra? Não? Pois não vão dizer!
Onde está a discussão com a comunidade bonsucessense?
Admira-me que professores peçam aos alunos, sem o mínimo de senso crítico. Onde estão os professores de Geografia e História da cidade? Onde está a oposição à atual administração? Pois, ter oposição é salutar. E não me venham dizer que pode haver perseguições. Isto não se coaduna com a época que estamos vivendo.
Interesses arraigados já devem estar em ação no município. Vai rolar muita grana e deve ter tido um acordo antes, do qual ninguém sabe.
Acreditam mesmo que a MMX ou qualquer outra empresa, desenvolvem projetos sem prejuízo ao meio ambiente e à população local? De mentirinha, né?
Os proprietários que venderem suas terras, poderão achar que estão lucrando. Qual nada! Em vista do lucro que os donos da empresa terão, será "a preço de banana" que venderão suas terras.
Entristeço-me de ver tudo isso e não poder fazer nada, pois a população está, literalmente, iludida.
O grande capital predatório não tem limites mesmo.
E eu que achava que não ia ter que ver isto acontecer na minha própria terra!

Dulcinéa disse...

O melhor comentário foi, sem dúvida, do Kleber. Só ficou devendo o final, em que diz que não há nada a fazer.
E a mobilização da população, não vai acontecer?
Estamos no século XXI. Acorda, Bom Sucesso.
Este empreendimento na certa vai ser um bom sucesso para os donos da
MMX, mas, com certeza, será um mau sucesso para a cidade e os munícipes.
A discussão tem que sair dos bancos escolares e ir para as ruas, para toda a comunidade.
Acorda, Bom Sucesso!

Anônimo disse...

A cidade e a população estão se iludindo com a vinda da mineradora.
Se todos pararem para pensar verão que naõ tem pontos positivos em nada...
A cidade vai ser destruida... A vida dos moradores não será a mesma. A segurança dos moradores será violada, pois a vinda dos peões trará transtornos e exigirá mais qualidade de vida para o município como melhora no sistema de saúde e segurança pública. A vida em Bom Sucesso não será a mesma. E com toda certeza se vier alguma " esmola" para o desenvolvimento da cidade não será o suficiente para reconstruir nossa QUERIDA BOM SUCESSO, como todos sabem... O DINHEIRO NÃO COMPRA A FELICIDADE'!!!!