quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Exemplo de resenha




Alunos das oitavas séries! Conforme pediram, um exemplo bem "didático" de resenha. Mas atenção! Não se prendam a um modelo nem ignorem sua criatividade.

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Quando queremos destacar uma palavra, expressão ou trecho de um texto, usamos recursos gráficos como o itálico, o negrito,o sublinhado. Geralmente, o itálico é usado para destacar títulos de livros, filmes, obras musicais e pinturas, bem como palavras estrangeiras.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Brasil verde-amarelo




Dad Squarisi é editora de Opinião do Jornal Correio Braziliense, em Brasília, e responsável pelas colunas Dicas de Português e Língua Solta. Tem vários livros publicados, todos com uma linguagem simples, num tom brincalhão. Aproveitando a "Semana da Pátria", deixo para vocês a transcrição de uma de suas colunas no jornal citado (com pequenas adaptações). Confira!


Explicações sobre o Hino Nacional

No 7 de setembro, o Brasil se veste de verde e amarelo. Bandeiras hasteadas, prédios decorados, camisetas exibem as cores do país. A música mais tocada é o Hino Nacional. Desde 1922, ele simboliza esta Pindorama tropical. A gente o canta com entusiasmo. Mas a letra ... Palavras complicadas, ordem inversa, abuso de adjetivos. Vamos entendê-lo melhor?


Em itálico e negrito aparecem os versos como nós os cantamos. Ao lado, vêm em ordem direta. Nos parênteses, o sinônimo dos vocábulos mais difíceis. Vamos lá?


Image Hosted by ImageShack.us