sábado, 7 de novembro de 2009

Poesia e Tecnologia




"A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada."

Na busca pelo conhecimento, priorizamos com nossos alunos os textos em prosa. É natural. Porém, também é necessário proporcionar a eles a experiência ímpar do contato com textos poéticos, afinal também levá-los a ler para se emocionar. E para entender e se emocionar com poesia é preciso se familiarizar com esse gênero textual, Seja para desenvolver a sensibilidade ou para atender a objetivos mais práticos como a prova do SIMAVE que vem aí. Sabendo da dificuldade generalizada dos alunos em questões que envolvem poemas, desenvolvi com meus alunos das três turmas de 9.º ano de escolaridade uma sequência didática que envolveu estudos sobre versificação a partir do "Soneto da fidelidade " de Vinícius de Morais, buscando a compreensão da mensagem do eu-lírico e os recursos de expressão utilizados.

Partimos então para a leitura
do livro "Cinco Estrelas" publicado pela Editora Objetiva. Esse livro traz uma excelente introdução e também comentários sobre autores e obras feitos por Ana Maria Machado. De uma forma agradável e eficiente, ela situa cinco fantásticos poetas na época em que viveram. Pois bem, a partir do cinco poetas, partimos para outros e os alunos de cada turma, em grupos, apresentaram para suas turmas outros poetas e suas obras, comentando a época em que se inseriam. Surgiu então a ideia de ajuntar os alunos de todas as turmas e realizarmos um seminário de poesia brasileira.

Apoiados pelo GDP InFORMAR, do qual faço parte, aliamos poesia e tecnologia, e na manhã de sábado, 10/10, os alunos do 9.º A, 9.º B, 9.º C, 9.º D e 7.º A, fizeram um passeio do Romantismo ao Concretismo. Entre outras coisas, transformaram a "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias em rap, relacionaram Geografia e poesia com Carlos Drummond de Andrade e Patativa do Assaré, associaram poesia e História com Cecília Meireles e o "Romanceiro da Inconfidência", dramatizaram "O caso do vestido" de Drummond, declamaram, explicaram... Cantaram com o grupo "Artifício de Teatro" em "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto e com Renato Russo lembraram Camões e a bíblia cantando "Monte Castelo". Sobretudo, eles nos emocionaram. Inesquecível ouvir a tímida Emirene, minha ex-aluna, hoje no Ensino Médio, apresentar um de seus poemas.


























Tivemos o recesso de uma semana.
Ao reiniciarmos as aulas, colhi as impressões dos alunos participantes sobre o que eles realizaram. Como eles gostaram do que fizeram! Valeu a pena. Para gostar de poesia, é preciso ler poesia. Caminhamos...

Um comentário:

Eloisa Junia disse...

Gostei muito do evento realizado no sábado. Acredito que muitas pessoas puderam aprofundar seus conhecimentos sobre poesia e conhecer um pouco mais sobre seus autores preferidos. Também essa mistura de turmas fez com que diversos alunos de diferentes classes, trabalhassem juntos e que pudessem também aprender e ensinar um com o outro. As apresentações foram simplesmente LINDAS!