terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mina de minério de ferro




E de repente... a notícia toma conta da cidade: "é descoberta em Bom Sucesso uma mina de minério de ferro de alta qualidade".

De repente? Que nada! Depois vim a saber que há quase um ano profissionais da área estão na região fazendo o estudo do solo. E nesse período nenhum comentário ouvíamos a respeito. Mas, depois da notícia dada, não se fala em outra coisa na cidade. Ninguém imaginava o grande volume nem a qualidade do minério.

"Causos"? Temos ouvido vários. Digo causos, pois é quase uma fantasia em torno da mina. Imaginem que dizem que além do minério de ferro, há também ouro, pedras preciosas e até petróleo. É ou não causo?

Mas, voltando ao assunto, o que nos interessa é o que vão fazer com "nossas terras" (fazendas, sítios e chácaras). Como será feito o acordo com os "donos" delas? Será um pagamento justo? E o impacto ambiental no local? Haverá reflorestamento para compensar a destruição que fatalmente acontecerá?

Por enquanto, estamos esperando os representantes da empresa que fará a extração para começarem as negociações.

Vou ficando por aqui. Espero ampliar este texto assim que eu obtiver mais informações sobre as negociações ou outras que eu julgar necessárias ou interessantes.


Maria das Graças Machado Carvalho


A professora Graça, grande companheira, fez este texto. Achei-o interessante e solicitei autorização dela para postá-lo, pois enriquece nossa discussão.

2 comentários:

Unknown disse...

Foi muito bom a visita que os alunos,professores do GDP e o pessoal do projeto "Maria do Barro" fizeram a Serra de Bom Sucesso. Valeu as explicações e o mais importante a beleza do lugar.
Abraços:
José Carlos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.