terça-feira, 7 de outubro de 2008

Concurso de redação




Os alunos de oitava série (nono ano) participaram de um concurso lançado pelo Senado. O concurso propunha escrever uma dissertação sobre a Bandeira Nacional. Recebi textos lindos. Dentre eles, foi escolhido o do aluno Lucas Henrique Rodrigues de Almeida para representar a Escola na próxima fase. Parabéns, Lucas! Continue estudando com seriedade e dedicação. Um grande abraço.

Prof.ª Marilda


A bandeira verde-amarela


Criada como símbolo da República - proclamada no dia 15 de novembro de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca - e marcando o fim do governo monárquico, a Bandeira Nacional Brasileira representa o orgulho de nossa nacionalidade.

Com suas cores, verde e amarelo - herdadas da bandeira imperial - e o azul, este símbolo é usado em eventos esportivos, em movimentos de protesto, em situações que ameaçam a nossa soberania, a nossa paz, ou seja, ela sempre marca a presença de um brasileiro alegre, triste ou indignado.

Ela pode ser facilmente encontrada em meio às multidões eufóricas, que aguardam pelo gol da vitória ou por aquele recorde olímpico, lá está ela para enxugar as lágrimas de alegria ou tristeza, para ser torcida e apertada, na ansiedade de se conseguir a vitória e para ser exibida caso ela aconteça.

Seja em camisetas, chinelos, chapéus... as suas estrelas - representando os estados brasileiros - e as suas cores, nunca passam despercebidas aos olhos de um bom e verdadeiro brasileiro.

Vê-la exibida em qualquer parte do mundo, significa saber que naquele lugar há alguém que ama o país, o povo, a cultura que você também ama. A sensação é de acolhimento, de encontrar um pouquinho do seu país naquele lugar.

Devemos sempre respeitar este, que é o mais importante símbolo nacional, pois ele representa nossa pátria amada, e a nós, brasileiros.

Lucas Henrique Rodrigues de Almeida

4 comentários:

Professores de História do Benjamim e participantes do GDP Informar disse...

Parabéns pela redação Lucas.
Parabéns às organizadoras do blog que está cada dia mais legal.
Prof. Paulo Henrique

direçãoaçãoeinteraçao disse...

Marilda. Parabeniza a aluno lucas pela redação. Estamos na torcida.
O Blog está muito legal. Variadíssimo.
Parabéns aos professores.
Eduardo e Patrícia.

Unknown disse...

Professores de Português.
Parabéns pelo blog e parabenizo a aluno Lucas pela redação. Abraços. Moema - 34 S.R.E

Unknown disse...

PARABÉNS PELA REDAÇÃO LUCAS
FICOU MUITO LEGAL
FALOU MUITO BEM FALADO SOBRE A BANDEIRA
ME ORGULHO MUITO DESSE MEU GRANDE AMIGO.R