quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Palavras inglesas no cotidiano

Seja lendo jornais, revistas, vendo TV, indo a supermercados e mesmo nas ruas (principalmente nas cidades grandes) nos deparamos com palavras em inglês. Elas estão por toda parte. Muitas vezes empregamos esses vocábulos e nem nos damos conta, porque já fazem parte do nosso cotidiano.

Minha filha perguntou-me o que é Lan House. Automaticamente respondi que é uma casa de jogos com vários computadores ligados em rede e uso geral da internet.

Lan = Extraído das letras de “Local Area Network”
House = Casa

Então podemos traduzi-lo como casa com rede local. Poderia ser também “casa de jogos para computador”.

Lan House é um termo novo, não encontrado nos dicionários, surgido no Brasil há uma década. Foi utilizado e difundido, pela primeira vez, na Coréia de 1996.
Este termo, apesar de ter duas palavras em inglês, não é utilizada na língua inglesa para este tipo de local.

O termo mais usado é Cyber Cafe ou Internet Cafe.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Clique!







Quer ler coisa boa? Entrem em BibVirt e Domínio Público.

Quer também publicar? Entre em Recanto das Letras.

Quer estudar gramática? Fichário Online.

Letras de música? Vagalume.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mina de Bom Sucesso




Postei novamente esse item de discussão porque o assunto frutificou na comunidade escolar, dada a sua importância para todos nós. O GDP, acolhendo a uma necessidade manifestada pelos alunos de mais informações sobre o assunto, fez uma visita à Serra de Bom Sucesso com a turma 201 e profissionais do Projeto Maria de Barro. Confira a relato da visita no site do Maria de Barro (projetomariadebarro.org.br). Tivemos posteriormente um encontro com o pessoal da MMX, firma que detém o direito exploratório do minério da Serra. Você saberá mais sobre o assunto em um jornal da escola, realizado pelo GDP, que será publicado em breve. Mas a discussão continua... Deixem suas opiniões nos comentários!


Post do dia 8 de setembro de 2008
As sextas séries A, B e C estão reunindo informações sobre a exploração de minério de ferro na Serra de Bom Sucesso pela empresa MMX. Sem dúvida será um fato que modificará a vida em nossa cidade. Se vocês têm informações sobre o assunto, contribuam postando-as em comentários ou enviando por e-mail. Se quiserem podem me entregar na sala de aula. Dêem também sua opinião: O que mudará? Será bom? Será ruim? Quando começará a exploração? Lembrem-se: pesquisem! Ouçam as pessoas, consultem a internet e outras mídias.

Que efeitos a mineração levou para as localidades onde foi feita? Qual a opinião da população desses locais? Quais os efeitos ambientais provocados pela exploração mineral? Qual o impacto sobre a economia e a realidade social das cidades? Há algo a temer? O quê?

A discussão está aberta e são muitas perguntas. Inclusive façam outras. Conversem com seus professores de outras matérias, eles poderão dar contribuições valiosas.

domingo, 9 de novembro de 2008

Reforma Ortográfica




A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa é uma realidade. Não é uma mudança tão grande. As pessoas estão fazendo muita confusão em torno dela. É bom lembrar: muda a escrita, não a pronúncia das palavras. A mudança é basicamente na acentuação gráfica de algumas palavras e na regra do hífen, portanto não existem absurdos como: "vão acabar os acentos", "não existem mais vírgulas", nem nada desse tipo. A professora Graça me enviou um e-mail contendo um Guia que explica detalhadamente quais mudanças ocorrerão. Confira clicando aqui e baixando o arquivo em PDF. Ele está hospedado no servidor Rapidshare. Quando você clicar, vai abrir uma janela desse servidor. Você deve clicar em Free User, debaixo do relógio do lado esquerdo. Será carregada então outra página. Espere alguns segundos. Clique no botão azul Download. Depois é só abrir ou salvar o arquivo como de costume.
Atenção! Teremos um tempo para nos adaptarmos às mudanças. Conforme divulgado pela mídia, elas entram em vigor a partir de 2009. Entre 2009 e 2012 serão aceitas as duas formas como corretas: a antiga e a nova. Só a partir de 2012 é que essas mudanças serão as únicas formas corretas, sendo as outras consideradas fora da variedade padrão da língua.